2/03/2004



Bem, vou aproveitar que tenho algum tempo livre na minha agenda (que só nestes últimos dias é que tem sido preenchida, porque continuo a ter uma vida social deploravel, como é do conhecimento geral)... Como eu estava a dizer, vou aproveitar este tempo para falar do primeiro aniversário da Best Rock FM.

É do conhecimento geral tudo o que aconteceu neste último ano para os lados da Sampaio e Pina, com as intervenções completamente desnorteadas de Pedro Tojal, aquele que outrora acordava Portugal na RFM. Ou pensava que acordava.

Contratado pelo Grupo Media Capital Rádios (MCR) em meados de 2002, Tojal tem "mudado tudo" por aqueles lados, como tanto gosta de anunciar. Renovou (ou será melhor dizer "envelheceu"?) a Comercial, através da cópia do modelo RFM, que se tem revelado um fracasso. A equipa do Programa da Manhã da Comercial já mudou várias vezes, desde o afastamento de Pedro Ribeiro, Maria de Vasconcelos e Nuno Markl para a Best Rock FM, o que só mostra como as coisas não foram pensadas e não têm estado a resultar. A inveja tem destas coisas. Mexe-se numa equipa vencedora para pôr um insuportável Nuno Eiró a comandar as manhãs. Agora chegou Maria João Simões, será que é desta? Enquanto não sabemos as audiências mais recentes, guiamo-nos pelas do último trimestre de 2003, onde a Comercial se afunda cada vez mais. Desde que mudou, que não ganhou audiência, antes pelo contrário. A promessa feita por Pedro Tojal no ano passado, de que por esta altura a MCR já estaria bastante perto do Grupo Renascença, não podia ser mais patética.

Já a Best Rock FM tem visto subir as suas audiências a pouco e pouco. E isto, com o enorme desprezo que a MCR a trata, com uma playlist mínima, com 3 emissores que contam apenas como 1,75, já que para além do de Lisboa, o do Porto (que afinal é em Valongo) nem sempre está nas melhores condições e o de Coimbra (que afinal, também não é em Coimbra, mas sim em Cantanhede) tem a potência que se sabe, e com a fraca divulgação nos meios de comunicação social. Ultimamente, quem de nós não viu em quase todos os intervalos da TVI, em horário nobre, um anúncio a uma rádio do grupo? E algum deles era da Best? NÃO.

Mesmo assim, este primeiro aniversário é para festejar uma vitória que pertence só aos animadores, jornalistas e produtores que diariamente dão toda a sua energia para um projecto que desde que nasceu, está a tentar ser condenado.
Os meus mais sinceros parabéns ao Pedro Ribeiro, à Maria de Vasconcelos, ao Nuno Markl, à Sandra Ferreira, ao Miguel Freitas, ao José Araújo (nunca te ouvi, mas faz de conta que também passo pelo Porto de vez em quando) ao António Sérgio e por fim, para a Arrojinha, que se farta de trabalhar.

Será que Paes do Amaral ainda não percebeu a incompetência de Pedro Tojal?
Aguardo ansiosamente uma resposta...