8/12/2004

Para mim, o Verão será sempre o Verão.

E sei que Lili Caneças e Rita Ribeiro também concordam comigo. Se a primeira não resistiu em atirar-nos com a sua espectacular sabedoria ao afirmar que "estar vivo é o contrário de estar morto", já a segunda, numa recente entrevista a uma revista cor-de-rosa, brindou-nos com uma revelação-choque: "Sou mãe dos meus filhos e avó dos meus netos". Mas se ela faz parte do elenco dos Batanetes, então está tudo explicado.

Bom, como já devem ter reparado, voltei de férias. E, de facto, estar em Lisboa em Agosto tem sempre 2 lados: o positivo, não há trânsito, não há confusão, anda-se à vontade em todo o lado; e o negativo, (quase) todos os nossos amigos estão de férias, e, portanto, não se faz mesmo nada.

Quando não se faz nada, fica-se em casa a ver televisão. Ou seja, a ver as repetições de tudo o que foi transmitido durante os restantes 11 meses. Decisão inteligente, a de José Eduardo Moniz, de pôr programas que dão vómitos precisamente à hora das refeições (cada um à sua maneira): Fear Factor ao almoço e os Batanetes (sempre os Batanetes, eu não implico com mais nada) ao jantar.

As rádios nacionais passam pelo mesmo, vai tudo de férias. E é aí que, alguns, são tentados pelas rádios locais. Foi o que aconteceu comigo. Apesar de ter estado perto de Évora, apanhei uma rádio de Alenquer, às 2h da manhã, cujo teor da conversa era mais ou menos este:

Rogério (Animador) - "Então como está, Maria?"

Maria - "Cá estamos, não é? Olhe, Rogério, já viu as promoções do Intermarché desta semana? Vi há bocado na TVI, parece que o robalo está mais barato, a 3,65€/kg. Tenho que ver se vou lá amanhã!"

R - "Ai é? Ainda não vi não, tenho que ver se lá vou também, então. E a sua irmã, está melhor?"

M - Está melhorzita, o tempo também não ajuda, sabe como é. Sabe se o António já ligou hoje? Bem, de qualquer maneira, queria ouvir o Tony Carreira. E agora tenho de desligar, queria mandar um beijinho para todos os amigos que estão à escuta e para si e para o seu filho."
R - "Ora muito obrigado, minha querida, as melhoras da sua irmã e um beijinho também; já agora, hoje o António ainda não ligou, deve estar por aí a aparecer."

Tudo isto poderia parecer normal, caso não fossem as mesmas pessoas a ligar todos os dias, com as mesmas conversas do "cá vamos andando", chegando ao ponto do animador pôr 2 ouvintes a falar um com o outro, tendo uma conversa de amigos que já se conhecem há anos.


Para além disso, o programa, que começava às 00h, chamava-se 'Bom Dia Amigos' (eu e os meus amigos ligámos para lá, mas fomos desmascarados logo, ao dizer "boa noite!", enfim) e as participações terminavam invariavelmente com "um beijinho para todos os amigos que estão à escuta".

As minhas férias não foram só isto, mas é só nestas alturas que reparo nestes fenómenos radiofónicos. Isto porque, para mim, o Verão será sempre o Verão.