10/18/2004

Cromos de Portugal - nº25

Cromo Nº 25
Alberto João Jardim


Profissão: Político
Idade:
61 anos
Frase: "Sinto-me importante ao ver que há gente que me tem ódio. Adoro isso."

Entramos, pela primeira vez nestes 'Cromos', no campo político. Alberto João Jardim é uma daquelas pessoas (eu disse pessoas?) que nasceu única e exclusivamente para liderar algo. O Governo Regional da Madeira é seu desde 1976, e está garantido, desde ontem, pelo menos até 2008.

Nascido no Funchal e educado segundo a cartilha do Estado Novo, foi aos 5 anos que surpreendeu os seus pais com discursos inflamados, proclamados do cimo de uma cadeira. Só assim é possível compreender melhor a rebeldia e o exibicionismo que tanto o caracterizam ainda hoje. Quer-nos parecer que essa rebeldia terá atingido o extremo durante os 13 anos que Alberto João demorou a acabar o Curso de Direito da Universidade de Coimbra. Mas isso é apenas uma suposição.

Mas cromo porquê? É inegável que Jardim tem obra feita na Madeira. Duma ilha pobre, com uma população isolada devido aos maus acessos, o líder do Governo Regional fez túneis, pontes, melhorou o sistema de saúde e de educação e é fundamentalmente isso que lhe tem dado as tão expressivas maiorias absolutas. Mas será que os madeirenses se revêem naquela maneira patética e arrogante de embirrar com tudo e todos? Desde a oposição madeirense ser fraquinha, passando por Paulo Portas que "anda a brincar aos governos", até às culpas do mau tempo recairem no continente em geral e em Lisboa em particular, tudo é pretexto para lançar "declarações chocantes", que alimentam os jornais deste país.

E depois temos duas questões muito importantes que revelam a dupla personalidade da qual padece Jardim. Dum lado, o ditador. O povo madeirense ainda não deve ter-se apercebido que já passámos o ano de 1974 e o Estado Novo já era. Do outro, o palhaço. Acho muito bem que este político do povo se divirta e desfile no Entrudo, ao longo das avenidas funchalenses. Mas será que alguém o poderia avisar que o Carnaval não dura 365 dias por ano?