8/26/2004

Crónicas de Um Fim Anunciado

Foi hoje anunciado por Pedro Ribeiro o fim do Programa da Manhã (PM) da Best Rock FM que, para os mais distraídos, foi aquele que deu origem à rubrica de humor radiofónico que mais se tem ouvido falar nos últimos tempos: O Homem Que Mordeu o Cão (da autoria de Nuno Markl). Mordeu, pretérito perfeito. Não irá morder mais, isso é certo, pelo menos em rádio. Agora, só na TVI em Setembro e em livro, lá mais para o Natal.

Acabou o programa que se diferenciava, pela positiva, da maior parte dos programas exibidos no horário matinal. Acabou o programa que fazia rir milhares de pessoas por este país fora (embora, para muitos, este tenha acabado quando se mudou de uma rádio nacional - a Comercial - para uma local - Best Rock FM). Acabou o programa que mantinha com os seus ouvintes um enorme contacto, que fazia com que todos eles se sentissemos amigos dos animadores. Acabou o programa com que Pedro Tojal (administrador da MCR) quis acabar, ao remetê-lo para uma rádio com pouco futuro, ao dar poucos meios, ao tirar bons prémios dos passatempos-chave. Acabou.

Pedro Ribeiro vai para o Rádio Clube Português. Essa é, aliás, a única certeza. Maria de Vasconcelos deverá ficar afastada do universo radiofónico, enquanto que Nuno Markl deverá ir para outra estação.

Acaba assim a luta de muita gente por um regresso do PM à antena nacional, luta essa em que me incluí, embora não de forma activa. Termina o sonho, acaba a esperança.

Também nós vamos ter saudades vossas. Também nós agradecemos e nos despedimos. Até sempre. Porque, afinal de contas, "isto é só um programa de rádio".