11/15/2004

Cromos de Portugal - nº17

Cromo Nº 17
Avelino Ferreira Torres

Profissão: Autarca
Idade:
54 anos
Frase: "Eu devia chamar-lhe uma sentença de merda mas não chamo!"


Avelino Ferreira Torres é provavelmente um dos políticos mais controversos do nosso país. Oriundo de uma família de 13 irmãos, temos sorte em apenas ele ter tido queda para a vida política activa, senão nem quero imaginar como estaria o nosso país... (Embora um dos seus irmãos tenha estado ligado a uma rede bombista de extrema direita, nos anos 70).

É Presidente da Câmara de Marco de Canaveses desde 1983, e é uma das 3 pessoas vivas a darem o seu nome a um estádio de futebol (as outras são o coronel Khadafi, na Líbia, e Arnold Schwarzenegger, na Aústria). Foi-se tornando conhecido devido às suas declarações sempre polémicas, e às constantes suspeitas de fraude que sobre ele penderam.

Um dos episódios mais célebres que protagonizou, passou em Fevereiro passado, durante o jogo Marco - Santa Clara, referente à Liga de Honra, que se disputou no estádio com o seu nome, e que acabou empatado a 0. Depois de ter passado o jogo calmamente sentado a assistir à partida da bancada presidencial, desceu ao relvado na parte final do encontro, pontapeando à cabina do 4º árbitro, assim como a placa electrónica do mesmo, entre outros objectos, sob o olhar impotente dos agentes da GNR, em protesto contra um suposto penalty não assinalado. Avelino disse mais tarde que voltaria a fazer o mesmo, mas gostaria de dar um pontapé não na placa do quarto árbitro, mas em quem fez as nomeações. Devido a esse incidente, foi multado em 6900 euros, que ele próprio considerou que não passavam de “trocos”.

Avelino foi depois condenado, devido aos crimes de peculato e peculato de uso, ou seja, apropriação de dinheiros públicos e utilização indevida de bens móveis, na sua actividade de presidente da Câmara do Marco, a três anos de prisão com pena suspensa, e perda de mandato. Avelino respondeu a isto, dizendo que não sairia da Câmara (e realmente não saiu), e acusando a magistrada que o julgou, dizendo: “Há pessoas que passam por aqui e que ainda há pouco deixaram de tomar o leite da mãe e, portanto, não têm capacidade para fazer julgamentos desta envergadura.” Foi também na sequência desta sentença, que ele produziu a frase citada na cabeça deste cromo.

Mais recentemente, Avelino foi um dos concorrentes a entrar na Quinta das Celebridades, mas abandonou-a ao fim de poucas semanas, supostamente a conselho do seu médico, sendo depois recebido em apoteose pelos cidadãos da sua autarquia. Assim sendo, parece que não se pode concretizar o desejo de muita gente, que era o de ver Avelino a confundir José Castelo Branco com uma qualquer placa electrónica do seu estádio...

Avelino prepara-se agora para concorrer a Presidente da Câmara de Amarante, sua terra natal, onde deverá sair vencedor. Advinham-se portanto, mais anos de belas declarações deste senhor...

São calhaus, senhores!

Você sabia que o granito, o sienito, o diorito e o gabro são rochas plutónicas de textura fanerítica, ao contrário do riolito, do traquito, do andesito e do basalto, sendo estes, pelo contrário, rochas vulcânicas com uma textura afanítica?

ISTO É UM...
... DESBLOQUEADOR DE CONVERSA!
(ou então é só a minha aula de Geologia Geral)