7/24/2004

Os 'hits' deste Verão!

As férias chegaram. E com elas o calor. Ora, calor = sol, sol = praia, praia = toalhas de praia, toalhas de praia = WORTEN! Não? Pois não, mas com os dias ensolarados desta época surgem em praticamente todas as estações de rádio aquelas músicas tão características que animam as nossas férias e ficam na cabeça o resto do ano com uma pitada de nostalgia.

Assim, durante a minha curta estadia de três dias no Algarve, tive a oportunidade de ouvir alguns destes sucessos de verão que desfilam incessantemente na Rádio Lagoa (este endereço foi o mais próximo de um site oficial que consegui encontrar), e de tal forma me chamaram a atenção que não resisti a gravá-las para que todos pudessem deleitar-se com as qualidades vocais dos cantores ou a composição cuidada das suas letras.


"Tira-me o Batom"

Não demores a dar-me um beijo, tira-me o batom
Por te querer morro de desejo, tira-me o batom
Por que esperas p'ra me beijar? Eu preciso de um beijo teu
P'ra que possa dizer a todos qu'és meu..

Brilhante... A melodia, o ritmo, a voz, a letra, tudo. Nem sei como comentar.

"Boneca de Papelão"

Eu não sou, eu não sou...
Uma boneca de papelão
Eu não sou, eu não sou...
Um brinquedo sem coração!


Outra que também está excelente. E continua sempre no mesmo, não sou uma boneca de papelão, e tal, não sou um brinquedo na tua mão, e daí por diante. É de notar a originalidade, a revolta desta rapariga que afirma categoricamente não ser uma boneca insuf... ooops, de papelão. Pois claro, de papelão, ninguém pensaria outra coisa. Contudo, a descrição coincide.

"Toca Concertina"

Toca concertina, toca mais qu'eu quero ver!
Poeira levantar até o dia amanhecer
Puxa esse fole que eu estou chegando agora
Estão chovendo mulheres e eu não vou ficar de fora!

Confesso, esta é a minha preferida. O ritmo festivo, as expressões abrasileiradas e a convicção e folia com que este homem canta isto são espectaculares. E depois, é sempre agradável ouvir isto nos bailaricos locais ou nas bancas onde se vendem cassetes nas feiras, enfim, nestes locais onde gostamos de ir quando estamos de férias.

E para finalizar, a resposta à questão pertinente que deve estar nas vossas cabeças. Claro que eu podia ter mudado de estação de rádio, mas ou era isto ou os Santamaria, os Delfins, o Toy... E francamente, é-me difícil distinguir o que é pior.