11/29/2004

Cromos de Portugal - nº13

Cromo Nº 13
Marco Borges

Profissão: Famoso escritor de bonitas e interessantes crónicas na TV+
Idade:
29 anos
[A frase está no desenvolvimento deste post]


Depois de Zé Maria, este é mais um cromo vindo directamente dessa fábrica de broncos que foi o Big Brother. De vendedor de produtos químicos, passou ao estatuto de ídolo nacional, aquando da estadia na casa da Venda do Pinheiro. E porquê? Apenas por ter dado um pontapé noutra concorrente. Na altura, foi obrigado a abandonar o programa, e foi alvo de duras críticas disparadas de todas as direcções. Mas o povo perdoou. A rapariga também. Afinal de contas, foi ele quem ofereceu o que os espectadores queriam ver: sexo.

É dele o brilhante desabafo que a seguir reproduzo (e atenção, pequenitos, agora é a altura certa para deixarem de ler este texto, já que, pela primeira vez [e última, presumo] serão utilizados vocábulos menos apropriados a um blog de bom nome como este), desabafo esse que foi, certamente, essencial na inspiração de um famoso sketch do Gato Fedorento:

“E é quando eu vejo que o tempo ‘tá apertar , e que há aí palhaços , que falam falam, falam falam, falam falam, falam falam , mas eu não os vejo a fazer nada, […] Eh , já me começo… sei lá , começo-me a… realmente já a dar cabo da cabeça, não é… Se calhar é do cansaço , pode ser também... pode ser que seja do cansaço né? Eu tenho calma, , este palhaço [Zé Maria], este monte de merda deve ter a mania da perseguição ou o caralho, , eu , já nem o vejo bem, eu já nem o ando a ver bem, . É que eu já nem sequer consigo olhar direito para ele, . Eu tenho impressão que eu espirro um bocado com mais força e que ele escangalha-se todo, o rapaz, . […]

Se há aqui alguém que ‘tou chateado, ‘tou chateado é c’o Telmo, , eu ‘tou chateado é mêmo c’o Telmo... que é um gajo que faz atletismo, que faz isto, faz aquilo e ainda não o vi a fazer 100m por ninguém, , eu ando aqui, eu ando todo arrebentado, caraças, , eu fiz 15Km, fiz 19,5Km, fiz 15Km e hoje fiz 15Km, e amanha não há Km por fazer, ? E ninguém se preocupa em fazer Km hoje, ? Então mas só eu é que penso, ? [pausa profunda] Olha… Olha que foda-se!...”

Genial. Se há um momento em que um blog bate no fundo, esse momento é este. Mas tenho de continuar. Marco, depois do fim do programa, e devido à sua extraordinária capacidade de dizer barbaridades com um sorriso nos lábios, fez um programa na Rádio Cidade, foi comentador oficial do Big Brother 2, gravou um CD e teve (e ainda tem) uma crónica na revista TV Mais, que utiliza para comentar tudo o que lhe apetece, desde política até à injustiça da qual a D. Alzira foi vítima no Café Central de São João da Talha.

Mais recentemente, e para terminar, depois de ter aceite ir à colónia naturista brasileira Colina do Sol fazer uma reportagem para a TVI, acusou a mesma estação de ter explorado a sua nudez: “Ainda tinha a esperança que o objectivo fosse fazer reportagem, [...] mas a TVI só quis explorar a minha nudez”. É preciso ser muito, mas muito bronco, para acreditar que a TVI não tem jornalistas e por isso o envia para fazer “reportagens”, não? Bem, se calhar até não... Deixem lá.