11/26/2004

Cromos de Portugal - nº14

Cromo Nº 14
Olga Cardoso

Profissão: Neste momento, desconhecida (ex-locutora)
Idade:
Desconhecida
Frase: “Mas quer a chave ou o dinheiro?”


É mítica
. Meus amigos, se há um mito vivo que eu gostava de conhecer pessoalmente, esse mito chama-se Olga Cardoso. E se há personagem que me acompanhou na infância, essa personagem chama-se Amiga Olga. Quem não se lembra desses tempos, em que nos entrava pelo ecrã uma senhora loira, já de uma certa idade, que proferia insistentemente “A chave ou o dinheiro? Quer a chave ou o dinheiro?!”. Tempos áureos, esses. Não tínhamos a Merche Romero, nem a Isabel Figueira. Mas a Amiga Olga tudo compensava.

E depois era a voz. Quantas manhãs, meu Deus, quantas manhãs não acordei eu a ouvir a Renascença, onde decorria o Despertar com o António Sala e com a nossa Olga. Ainda hoje ecoa na minha cabeça, aquela promo “Jogo da Mala… o telefone vai tocar… e já estamos a ligar… Jogo da Mala” – sempre, todas as manhãs; e ela dizia “hoje estamos a ligar para a zona do Algarve… vamos lá ver se temos sorte e damos muito dinheiro!”. Saudades.

E a plástica que tanto deu que falar. Não fosse o Kurt Cobain ter morrido no mesmo dia e, tal como Lili Caneças (já agora, vejam o canal Gigashopping…), também ela teria sido notícia de abertura dos telejornais.

É por isso que me começo a sentir velho (especialmente hoje). Volta, Olga Cardoso. Pode ser que assim a católica ‘Renacença’ altere a tendência de queda abrupta nas audiências. Bem, para isso também era preciso que o Pedro Tojal voltasse a fazer rádio na concorrência, mas isso já é outra conversa.

É hoje, é hoje!


MUITOS PARABÉNS!


A Tina Turner faz hoje 67 anos! Não é bom?