Cromos de Portugal - nº23
Cromo Nº 23
Saúl Ricardo
Profissão: Cantor
Idade: 15 anos
Frase: "O bacalhau quer alho / é o melhor tempero / quem comer alho / fica rijo como um pêro"
Saúl Ricardo é quase um mito. Nasceu no Big Show Sic (ao que conseguimos apurar, não literalmente) e foram as suas imitações de Quim Barreiros que o tornaram conhecido entre os espectadores do popular programa.
"O Bacalhau Quer Alho", o seu primeiro (único?) mega-êxito, vendeu qualquer coisa como 120 mil cópias, chegando a tripla (!) platina. Seguiram-se "Os Pitos" (disco de ouro), "Gosto de Ti à Brava" (prata), "Espeto no Prego" (ouro), "Não Sou Mau Estudante" e, muito recentemente, "As Bolas do Snooker". Pois é, só que entre o 'Bacalhau' e o 'Snooker' passaram 9 anos, e o puto reguila que encantava multidões em 1995 é agora um adolescente 'irreverente' que ouve Limp Bizkit, tem músculos e o cabelo descolorado, como todos os bad boys da Figueira da Foz. Falta saber cantar, mas também temos esperança que isso venha com a idade.
Durante algum tempo, toda a gente julgou que Saúl estava morto: disse-se, na altura, que um aparatoso acidente de viação lhe tinha sido fatal. Mas não... Quando menos se esperava, lá voltou ele com mais trocadilhos de cariz sexual, marcando presença em todas as festas e romarias das nossas aldeias.
Em relação aos trocos que Saúl tem amealhado ao longo destes últimos anos, nada é revelado. O 'pequenito' diz apenas que "...o dinheiro não me diz nada. Claro que é preciso, mas gosto de ser humilde". Também eu gostava de ser humilde e, ao mesmo tempo, viver numa casa com piscina, mesa de bilhar, ter motas, cães, um pónei, uma Playstation e um computador. Com 15 anos.
Mas tudo bem. Fica o refrão de um dos grandes clássicos da música portuguesa. Para mais tarde recordar.