Eles andem aí!
É a notícia do dia, e pasme-se!, é nacional. No entanto, começa logo por ser estranha, na medida em que não envolve futebol, política ou arguidos do processo Casa Pia.
Tivemos visitas. Segundo a comunicação social, «uma luz intensa, com fumo, de origem desconhecida, foi esta noite vista em várias localidades de Portugal, mas as autoridades não têm resposta para o fenómeno.»
Tudo aconteceu por volta das 23h15 de ontem, 1 de Junho, um pouco por todo o país: foram recebidas diversas chamadas, por parte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, de locais tão distintos como Penafiel, Vendas Novas, Évora ou Algarve.
Explicações? Ora vejam:
- O Centro Operacional da Força Aérea confirmou à Agência Lusa o fenómeno, mas não tem resposta para o mesmo.
- A ANA (Aeroportos e Navegação Aérea) diz que não foi registado qualquer problema com aviões no espaço aéreo português.
- O Instituto de Meteorologia referiu que não foi reportado qualquer fenómeno meteorológico nos céus de Portugal.
- O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil «está atento e acompanhar o caso» mas desconhece do que se trata.
- O porta-voz da Agência Espacial Europeia, Franco Bonacina desconhece o fenómeno avistado na noite de terça-feira nos céus de Portugal.
- Já esta tarde, especialistas e autoridades contactadas pela Lusa classificam o fenómeno como OVNI.
- Especialistas do blog Moche à Mãe, em teorias descontextualizadas, concluem que este fenómeno é em tudo semelhante à estrela cadente que guiou os três reis magos até ao menino Jesus. Só que desta vez, serve apenas para guiar a nossa selecção até à vitória no Euro 2004. Bem precisa.
De qualquer maneira, tenham muito cuidado...
Eles andem aí.