10/11/2004

Cromos de Portugal - nº27

Cromo Nº 27
Professor Karamba


Profissão: Astrólogo / Médium
Idade: Desconhecida (pelo menos, 42 anos, segundo os anúncios...)



Abre-se aqui uma excepção. Professor Karamba não é português, mas a sua presença entre nós já dura há tanto tempo que não passa despercebida a ninguém. Assim sendo, merece um lugar neste ranking. Mas porquê ele? Nem nós sabemos. Karamba é o expoente máximo de uma nova (?) geração de médiuns-astrólogos-videntes-tarólogos-curandeiros.

Basta abrir a secção de classificados de qualquer jornal nacional, e lá estão eles. Karamba e os seus 42 anos de experiência prometem solução rápida para todo o tipo de problemas, quer se relacionem com amor, droga ou impotência sexual. Curiosamente, é referido no anúncio que este "astrólogo médium africano" já foi procurado por inúmeras personalidades mundialmente famosas. E claro que nós, comuns mortais sem qualquer tipo de poderes mediúnicos, acreditamos. Afinal de contas, se estão em Portugal é porque, certamente, já foram reconhecidos pela comunidade internacional, não?

Bambo, Sidibé, Bah, Djacabi, Guirassy, Lamine, Baf, Fofana, Caramo e Karamba têm em comum, para além dos (duvidosos) poderes sobrenaturais, nomes que não lembram a ninguém. Tudo bem, uns são nomes africanos. Mas e os outros? Será que para se ser astrólogo (e tudo e tudo e tudo) é obrigatório ter um nome ridículo? "Olá, seja bem-vindo ao consultório do Professor Bah, vamos atendê-lo já de seguida". Será que alguém acha credível um Professor Bah?

E quanto ao pagamento também há uns pontos que eu gostaria de ver esclarecidos. Ainda que muitos prometam "facilidades de pagamento" e "pagamento após os resultados", podemos também ler nos seus anúncios que os mesmos são "imediatos" ou que virão no prazo de 2, 3, 5 ou 7 dias... Sendo assim, o que acontece se na primeira consulta, depois de um par de rezas e ladainhas, nos disserem que o serviço está feito e já deu resultados? Faz-se como a Sofia Alves, a Teresa Guilherme ou até a Alexandra Fernandes e fazemos uma chamada telefónica para a Cofidis / Mediátis? Não, pensando bem, esses só respondem em 48h; talvez "facilite" dar o relógio ou o telemóvel, a juntar às notinhas que restavam no fundo da carteira.

Enquanto tudo isto não estiver bem explicado, Karamba será um cromo. Porque isso dos poderes sobrenaturais é tudo muito bonito, mas é quando é verdade e quando é levado com seriedade.