10/04/2004

Aquela voz, aquela voz...

Percebo perfeitamente a razão que leva José Eduardo Moniz a pôr um burro a falar com Júlia Pinheiro, no programa diário da Quinta das Celebridades. É que sai mais barato ter o bicho em estúdio durante os próximos três meses do que pagar consultas no otorrinolaringologista ao apresentador que faria dupla com ela.

Cromos de Portugal - nº29

Cromo Nº 29
Toy


Profissão: Cantor
Idade: Desconhecida
Frase: "Sensual / és tão sensual / tens um ar de mulher fatal..."


Cantor pimba (ou popular, pronto, viva os eufemismos), inventa versos como quem respira. Põe sexo a rimar com nexo, festa com testa, meio com feio, trabalho com talho, decisão com putrefacção, etc. Deu-se a conhecer melhor n' A Casa do Toy, na SIC, programa no qual o espectador era obrigado a 30 minutos de um tipo de humor ainda pior do que aquele que hoje existe n' Os Malucos do Riso, misturado, mais uma vez, com uns versos criados para as ocasiões, sobretudo familiares. Ao fim de uma semana, provocou, obviamente, uma vontade enorme nos espectadores do canal de Carnaxide: a de cometer um homicídio.

Bem, também não era preciso ir tão longe. Era só pôr alguma coisa a tapar a boca ao homem, para que ele não se lembrasse de chegar ao Mercado de Palmela e fazer versos sobre peixeiras; ao Café Central de Setúbal e fazer versos sobre croissants; ao Minipreço da Azambuja e fazer versos sobre o preço de 1kg de arroz; ou até à Livraria Flor do Monte e fazer versos sobre A Sibila de Agustina Bessa Luís.

A mais recente pérola discográfica de Toy chama-se É Só Sexo e é, segundo o próprio, "um disco de intervenção". Com músicas com títulos como "Enlouquecidamente Te Desejo" e "Sado Masoquismo", não admira que haja, de facto, intervenção. Aliás, pesquisar Toy e Sado Masoquismo no Google dá excelentes resultados, como devem calcular.

Toy é apenas um dos muitos cantores que aqui mereciam um lugar de destaque. Infelizmente só há 30 cromos neste ranking, portanto temos que dar espaço a outras pessoas, embora voltemos à música, já no próximo 'fascículo', e no feminino. Até sexta!

Momento Zen do dia

Estar na estação de metro do Marquês de Pombal e olhar para o painel electrónico, que continha, justamente, a frase:

"OLHE PARA ESTE PAINEL ELECTRÓNICO"

Obrigado Metro de Lisboa. É bom saber que são tão divertidos, logo agora que me vou tornar passageiro frequente.