3/08/2004

Dia da... Mulher (?)


(não me perguntem o porquê desta imagem, apeteceu-me)

Continuando a tentativa de monopolizar este blog, cá vem mais um post. Desta feita, informativo. Não sou a favor do dia que hoje se comemora, porque se há, perante a lei, igualdade de direitos para ambos os sexos, então não percebo o porquê de não haver um 'dia do homem' (o que seria igualmente estúpido, apenas mais uma invenção para se gastar dinheiro em prendas, enfim). De qualquer forma, um bom dia para todas as assíduas leitoras. Ou seja, para ninguém.

Mas perguntam vocês: "Alguém te pediu opinião sobre o assunto?! Não era suposto isto ser um post informativo?"

Ora e é, pelo menos a partir de agora. Se a existência deste dia não faz muito sentido para algumas pessoas (para mim, pronto), a sua criação já tem alguma importância. Algo que muita gente desconhece, e que portanto, eu, qual sábio pensador (com a ajuda do Google, claro), vos irá resumir.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando o seu local de trabalho para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Esclarecidos?... Percebo perfeitamente que ainda haja algumas mentes que não percebam que a mulher é tão (ou mais, nalguns casos, pronto) importante como o homem. Mas tudo isso mudará com o tempo (tentei salvar todo o primeiro parágrafo com estas ultimas palavras, espero ter conseguido...).

Feliz dia para todas...