11/12/2004

Cromos de Portugal - nº18

Cromo Nº 18
Ágata

Profissão: Cantora
Idade:
45 anos
Frase: "Gostaria de fazer um franchising da minha loja, o Portal de Ágata, e criar uma marca de roupa com o meu nome. "

Ágata é uma figura incontornável no panorama musical português. Bem, não é nenhuma Dulce Pontes, tudo bem, mas quando falamos de música pimba não há ninguém que a supere (sim, há o Toy, mas já falámos dele nestes 'Cromos').

Ágata, naquele que foi o início do seu percurso artístico, participou nas girlsband Cocktail e Doce, que a catapultaram para a fama, motivando-a a seguir uma carreira a solo, o que veio a acontecer em 1986, com o tema “Quentinha e Boa”. Mas foi uma década mais tarde que a sua presença se fez notar com mais intensidade.

Quem não se lembra de um ‘Maldito Amor’, ou de uma ‘Comunhão de Bens’? Foram momentos de levar qualquer insensível às lágrimas, aqueles em que Ágata, também ela emocionada, aparecia em programas de televisão a dizer que ele podia ficar com as jóias, o carro, a casa, as contas no banco, a casa de campo e tudo o que resta, para além de poder dizer que ela não presta. Mas ficar com ele não, isso é que nem pensar.

Com o auge da música pimba, no fim dos anos 90, surgiram programas que elevaram ainda mais estas estrelas. Big Show Sic foi o principal. E Ágata era uma das habituais presenças. Tão habitual que Ediberto Lima, esse grande visionário, quis transmitir o parto da cantora em directo. O único problema é que o director da SIC não se chamava José Eduardo Moniz.

Mesmo assim, a cantora teve direito a um programa de televisão na SIC intitulado “O meu nome é Ágata”. É mentira. O nome dela é Fernanda de Sousa, logo, não podia correr bem. Neste, à semelhança de “Na Casa do Toy”, era mostrado o dia-a-dia da cantora, dia-a-dia esse que podia dar título a diversos volumes de uma qualquer colecção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Imaginem algo como: Ágata no Cabeleireiro; Ágata no Restaurante; Ágata no Bingo; Ágata na Casa do Toy; Ágata na Pastelaria; Ágata no Teatro; Ágata na Instituição de Solidariedade; Ágata no Quintal; Ágata no Banco; Ágata nos Correios; e por aí fora.

Pois bem, Ágata, muitos parabéns. Não só pelos 45 anos feitos ontem, mas também por seres uma das nossas musas inspiradoras. A sério.